Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Honda Civic IMA

Ir para baixo

Honda Civic IMA Empty Honda Civic IMA

Mensagem por Convidad Dom Dez 09, 2007 1:07 pm

Honda Civic IMA



Quando se fala de carros ecológicos, nomeadamente de carros eléctricos ou híbridos, a ideia estereotipada é a de um carro esteticamente diferente, de aspecto arrojado e futurista, para distinguir a sua motorização ecológica e moderna. Estão muito enganados!

O Honda Civic IMA é em tudo igual às versões a gasolina. A sua única diferença está na motorização, nos interiores e no consumo.

A Honda coloca assim no mercado uma versão híbrida de um carro já comercializado pela marca à alguns anos, mantendo os clientes fieis à imagem de marca aliada a uma tecnologia inovadora. A única maneira de o distinguir dos outros Honda Civic é olhar atentamente e encontrar o logótipo IMA, sistema que funciona de maneira semelhante ao sistema HSD
da Toyota, no entanto existem diferenças cruciais no desempenho.


Honda Civic IMA 03_01

O sistema IMA
A energia é armazenada em pequenas baterias localizadas nos bancos traseiros do Civic, baterias essas que são recarregadas pelo sistema IMA ao aproveitar as travagens, canalizando a energia cinética e transformando-a em energia eléctrica.

No interior do Civic IMA existe um manómetro que indica qual o funcionamento do sistema IMA, se se encontra a ajudar o motor a gasolina ou se se encontra a recarregar as baterias.

Em aceleração o sistema eléctrico IMA auxilia o motor a gasolina para compensar o consumo de combustível. Caso circule a uma velocidade normal (velocidade de cruzeiro se assim o quiser chamar) o sistema IMA, se necessário, recarrega as baterias, ficando apenas o motor a gasolina encarregue de lhe fornecer potência.

Tal como nos outros sistema híbridos, ao imobilizar o veiculo o motor a gasolina desliga-se, ligando-se automaticamente assim que iniciar a marcha.



Honda Civic IMA 03_02

Conclusão
Comparando com o Toyota Prius, a tecnologia utilizada pela Honda no Civic IMA necessita de alguns melhoramentos, no entanto não podemos esquecer que se fala aqui dum carro que foi projectado para motores decombustão e não híbridos. De louvar assim a engenharia da Honda ao transformar um automóvel "normal" num híbrido, que tal como o Toyota Prius começa a circular em maior número nas estradas portuguesas.




Especificações Técnicas

Motor
Tipo de Motor:Híbrido
Cilindrada:1339cc
Potência (cv/Nm):90cv / 159Nm
Redline:n.a.
Travões e Pneus
Travões (Frente/Trás):Discos Ventilados / Discos
Pneus (frente/Trás): 195/60 R15 / 195/60 R15
Dimensões e Peso
Comprimento x Largura x Altura (mm): 4480 x 1938 x 1430
Peso:1595kg
Performances e Consumo
Aceleração 0-100 km/h:12.8 segundos
Velocidade Máxima (km/h):177
Emissões CO2 (Combinado g/km):116
Consumo (Combinado/Extra Urbano/Urbano):4.9 /4.3 / 6

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos