Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Dicas para portáteis

Ir para baixo

[Tutorial]  Dicas para portáteis Empty [Tutorial] Dicas para portáteis

Mensagem por Convidad Sáb Out 27, 2007 5:01 am

Muitas pessoas usam computadores portáteis quando efectuam o trabalho corrente.

Normalmente, esses portáteis encontram-se ligados à corrente em permanência, pelo que as suas baterias estão quase sempre à >carga completa (100%).

Infelizmente, uma característica das baterias de ião de lítio usadas na maior parte dos portáteis é que se deterioram rapidamente >quando se encontram em carga completa durante longos períodos de tempo.

Ao fim de poucos meses sempre em carga total, essas baterias começam a perder capacidade de carga e os portáteis ficam com >menos autonomia até que, ao fim de algum tempo, a bateria dura apenas dois ou três minutos.

Assim, é importante que as baterias dos portáteis não estejam por regra carregadas até ao limite, procurando-se que fiquem abaixo >dos 60% de carga. Só se deve carregar a 100% quando se espera necessitar de operar longe de uma tomada (uma viagem de comboio >ou avião, p.ex.)

Assim, a melhor estratégia é esvaziar as baterias até menos de 60%, Ligar o portátil à corrente e sacar a bateria para fora, guardando-a >em local fresco e seco. Reintroduzir a bateria apenas quando for necessário carregá-la para uma viagem.

A estratégia alternativa é irem periodicamente desligando o computador da corrente e operando a baterias até que o nível da bateria >seja bastante baixo +/- 20% e nesse momento reconectar a alimentação. Assim, mantém-se um nível médio de carga mais baixo, >embora se gastem ciclos de carga (uma bateria dispõe de cerca de 200 até começar a perder qualidades).

Este efeito não tem nada a ver com o velho efeito de memória das baterias de NiCd, o qual era reversível. Este é um efeito específico >das baterias de lítio e não é reversível. Seguindo estas indicações, poderão prolongar os tempos de autonomia dos vosssos portáteis.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos