Honda Civic IMA
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Honda Civic IMA
Honda Civic IMA
Quando se fala de carros ecológicos, nomeadamente de carros eléctricos ou híbridos, a ideia estereotipada é a de um carro esteticamente diferente, de aspecto arrojado e futurista, para distinguir a sua motorização ecológica e moderna. Estão muito enganados!
O Honda Civic IMA é em tudo igual às versões a gasolina. A sua única diferença está na motorização, nos interiores e no consumo.
A Honda coloca assim no mercado uma versão híbrida de um carro já comercializado pela marca à alguns anos, mantendo os clientes fieis à imagem de marca aliada a uma tecnologia inovadora. A única maneira de o distinguir dos outros Honda Civic é olhar atentamente e encontrar o logótipo IMA, sistema que funciona de maneira semelhante ao sistema HSD
da Toyota, no entanto existem diferenças cruciais no desempenho.
O sistema IMA
A energia é armazenada em pequenas baterias localizadas nos bancos traseiros do Civic, baterias essas que são recarregadas pelo sistema IMA ao aproveitar as travagens, canalizando a energia cinética e transformando-a em energia eléctrica.
No interior do Civic IMA existe um manómetro que indica qual o funcionamento do sistema IMA, se se encontra a ajudar o motor a gasolina ou se se encontra a recarregar as baterias.
Em aceleração o sistema eléctrico IMA auxilia o motor a gasolina para compensar o consumo de combustível. Caso circule a uma velocidade normal (velocidade de cruzeiro se assim o quiser chamar) o sistema IMA, se necessário, recarrega as baterias, ficando apenas o motor a gasolina encarregue de lhe fornecer potência.
Tal como nos outros sistema híbridos, ao imobilizar o veiculo o motor a gasolina desliga-se, ligando-se automaticamente assim que iniciar a marcha.
Conclusão
Comparando com o Toyota Prius, a tecnologia utilizada pela Honda no Civic IMA necessita de alguns melhoramentos, no entanto não podemos esquecer que se fala aqui dum carro que foi projectado para motores decombustão e não híbridos. De louvar assim a engenharia da Honda ao transformar um automóvel "normal" num híbrido, que tal como o Toyota Prius começa a circular em maior número nas estradas portuguesas.
Especificações Técnicas
Quando se fala de carros ecológicos, nomeadamente de carros eléctricos ou híbridos, a ideia estereotipada é a de um carro esteticamente diferente, de aspecto arrojado e futurista, para distinguir a sua motorização ecológica e moderna. Estão muito enganados!
O Honda Civic IMA é em tudo igual às versões a gasolina. A sua única diferença está na motorização, nos interiores e no consumo.
A Honda coloca assim no mercado uma versão híbrida de um carro já comercializado pela marca à alguns anos, mantendo os clientes fieis à imagem de marca aliada a uma tecnologia inovadora. A única maneira de o distinguir dos outros Honda Civic é olhar atentamente e encontrar o logótipo IMA, sistema que funciona de maneira semelhante ao sistema HSD
da Toyota, no entanto existem diferenças cruciais no desempenho.
O sistema IMA
A energia é armazenada em pequenas baterias localizadas nos bancos traseiros do Civic, baterias essas que são recarregadas pelo sistema IMA ao aproveitar as travagens, canalizando a energia cinética e transformando-a em energia eléctrica.
No interior do Civic IMA existe um manómetro que indica qual o funcionamento do sistema IMA, se se encontra a ajudar o motor a gasolina ou se se encontra a recarregar as baterias.
Em aceleração o sistema eléctrico IMA auxilia o motor a gasolina para compensar o consumo de combustível. Caso circule a uma velocidade normal (velocidade de cruzeiro se assim o quiser chamar) o sistema IMA, se necessário, recarrega as baterias, ficando apenas o motor a gasolina encarregue de lhe fornecer potência.
Tal como nos outros sistema híbridos, ao imobilizar o veiculo o motor a gasolina desliga-se, ligando-se automaticamente assim que iniciar a marcha.
Conclusão
Comparando com o Toyota Prius, a tecnologia utilizada pela Honda no Civic IMA necessita de alguns melhoramentos, no entanto não podemos esquecer que se fala aqui dum carro que foi projectado para motores decombustão e não híbridos. De louvar assim a engenharia da Honda ao transformar um automóvel "normal" num híbrido, que tal como o Toyota Prius começa a circular em maior número nas estradas portuguesas.
Especificações Técnicas
Motor | |
Tipo de Motor: | Híbrido |
Cilindrada: | 1339cc |
Potência (cv/Nm): | 90cv / 159Nm |
Redline: | n.a. |
Travões e Pneus | |
Travões (Frente/Trás): | Discos Ventilados / Discos |
Pneus (frente/Trás): | 195/60 R15 / 195/60 R15 |
Dimensões e Peso | |
Comprimento x Largura x Altura (mm): | 4480 x 1938 x 1430 |
Peso: | 1595kg |
Performances e Consumo | |
Aceleração 0-100 km/h: | 12.8 segundos |
Velocidade Máxima (km/h): | 177 |
Emissões CO2 (Combinado g/km): | 116 |
Consumo (Combinado/Extra Urbano/Urbano): | 4.9 /4.3 / 6 |
Convidad- Convidado
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